ufrpe.br Famílias com crianças em Tempos de Pandemia | Unidade Acadêmica de Serra Talhada
 

Famílias com crianças em Tempos de Pandemia

O rápido borramento nos limites entre o público (trabalho/escola) e o privado (casa) que a pandemia nos impôs fez com que as famílias precisassem criar uma nova rotina em meio aos intermináveis afazeres de casa que agora se misturam ao trabalho remoto e/ou aos estudos, isso tudo quase sempre atravessado por muitas incertezas, medos e anseios que este momento evoca. Todos os membros dos diversos modos de ser família possivelmente foram afetados. Mas, neste texto, gostaríamos de chamar atenção para aquelas pessoas que são responsáveis pelo cuidado com crianças em idade escolar numa família, já que também sentem o impacto destas mudanças bruscas em suas vidas e, por isso, carecem de cuidado para cuidar.

Neste momento em que também podem sentir desamparo, recolhidas ao espaço da casa, as pessoas responsáveis pelo cuidado em uma família, agora são convocados a reconstruir o cotidiano não só na função de prover, mas também de higienizar, educar através de diálogo, brincar, atender às solicitações da criança e, ainda, ajudá-la na sua educação formal. Durante o isolamento social, um dos desafios de maior destaque para estas famílias com crianças em idade escolar têm sido o seu acompanhamento nas aulas virtuais e lições escolares on line.

Em tempos de pandemia, pensando neste momento de recriação do cotidiano pelas famílias com crianças em idade escolar, o psicanalista e professor da USP Christian Dunker, em seu vídeo intitulado “Para Pais em Quarentena”, no YouTube, alerta para a importância de olharmos para este momento como sendo mesmo novo, portanto de invenção, inclusive para que possamos comunicar estas mudanças às crianças com respeito e verdade. Resistir ou negar esta dura novidade tentando manter as exigências e a ordem cotidiana do mesmo modo como antes da pandemia é alimentar o sofrimento.

Deixaremos a indicação do vídeo abaixo, em especial para aquelas pessoas que são responsáveis por crianças e precisam refletir sobre o assunto.

https://www.youtube.com/watch?v=fshad2t8Se0

#ficaemcasa

Jamille Cardoso- Psicóloga NAPS/UAST/UFRPE

Angelita Gouveia- Psicóloga COGESTI/UAST/UFRPE

bridge media | balerínky