Você gostaria de fazer parte de um projeto que vai fazer a diferença na vida das mulheres rurais do Sertão do Pajeú?
As Profas. Lorena Moraes (UFRPE-UAST) e Suzana Sampaio (UFRPE-SEDE) aprovaram um projeto junto à Casa da Mulher do Nordeste (CMN), que é uma organização não governamental feminista que há 38 anos contribui para a igualdade de gênero no Nordeste do Brasil, e à Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (FETAPE).
O projeto intitulado Lamparina tem a proposta de integrar profissionais da área do Direito e Psicologia, que se disponibilizem a atender de maneira gratuita e conectar essas/esses profissionais às mulheres rurais. O aplicativo também fortalecerá a atual rede de contatos da CMN e da FETAPE, servindo de instrumento de informação para as mulheres localizarem em seus municípios delegacias de atendimento especializado à mulher, delegacias comuns, casas abrigo, Centro Especializado de Atendimento à Mulher e coletivos ou grupo de mulheres que realizam atividades de fortalecimento da autoestima, empoderamento, cursos de aperfeiçoamento, rodas de diálogos entre mulheres, autonomia econômica, etc. Além disso, o aplicativo será um poderoso instrumento de coleta de dados sobre a situação da violência contra as mulheres rurais pernambucanas, de modo que iremos mapear o município onde estão essas mulheres, a faixa etária, a cor, etnia, a quantidade de vezes que já sofreram violência, o grau de proximidade com o agressor, se já realizaram denúncia e o tipo de violência sofrida.
Se você quer fazer parte desta equipe e apoiar no desenvolvimento desse aplicativo, preencha esse formulário (https://forms.gle/teYVjLY5PJ6uCLna6) até 03/11 23:55. A seleção será baseada no histórico e perfil das/os estudantes interessadas/os.
Temos duas bolsas de R$500 reais e uma de R$800 reais (A partir do sexto período cursando ou concluído). O período do projeto é de 10 de Novembro de 2021 a 9 de Novembro de 2022 e a bolsa pode ser de seis (6) ou doze (12) meses.
Requisitos obrigatórios para se candidatar:
- Estar regularmente matriculado no curso de Ciência da Computação, Licenciatura em Computação, ou Sistemas de Informação em um dos campus da UFRPE;
- Reconhecer que a violência contra as mulheres é um problema social que deve ser combatido por todas as pessoas;
- Ter conhecimento em desenvolvimento de aplicativos móveis para Android, ou vontade e disposição para aprender autonomamente.
Requisitos desejáveis
- Ter cursado ou estar cursando a disciplina de Engenharia de software;
Benefícios:
-
Aprofundar conhecimentos sobre programação móvel e verificação de software;
-
Horas dedicadas contam para integralização do seu curso;
-
Poder participar/contribuir com projeto de pesquisa;
-
Possibilidade de publicar artigos científicos;
-
Fazer parte de um projeto que DE FATO fará a diferença!
Observação:
-
Se quiser concorrer a uma bolsa, não possuir, durante a vigência da bolsa, vínculo empregatício ou outro programa com remuneração (acadêmica, docência, monitoria, pesquisa ou de extensão), sendo vetada a acumulação desta com qualquer outra modalidade de bolsa acadêmica ou de pesquisa;
Se você cumprir os requisitos exigidos, será contactada/o para uma entrevista.
Quaisquer dúvidas, fiquem à vontade para entrar em contato por email: suzana.sampaio@ufrpe.br