ufrpe.br UAST E MUSEU DO CANGAÇO LANÇAM DOCUMENTÁRIO NA FESTA LITERÁRIA DE SERRA TALHADA | Unidade Acadêmica de Serra Talhada
 

UAST E MUSEU DO CANGAÇO LANÇAM DOCUMENTÁRIO NA FESTA LITERÁRIA DE SERRA TALHADA

O documentário “janela ao sol: da fotografia da janela ao retrato do cangaço” é um curta-metragem do tipo documentário poético, que aborda a história e evolução da fotografia, a partir da perspectiva da fotografia do cangaço, marcada pela atuação de Benjamin Abrahão Botto, o responsável por fotografar e filmar Lampião e seu bando durante meses.

Para tanto, a obra é narrada a partir de um prisma interdisciplinar, que trabalha conceitos e fatos de diferentes áreas, usando diversos gêneros textuais, como, por exemplo, a literatura de cordel.

O documentário interdisciplinar é um produto didático-pedagógico-cultural do projeto “Um olhar Interdisciplinar sobre o Cangaço”, que conta com a parceria entre a UFRPE-UAST e Museu do Cangaço, e é financiada pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), essa parceria é coordenada pelo Professor da UAST Thiago Araújo.

A elaboração deste documentário foi orientada e dirigida pela também docente da UAST e coordenadora voluntária de formação do Museu do Cangaço, Flávia Vieira, e foi roteirizado, editado e montado pela estudante de Licenciatura em Química Larissa Galvão.  Ainda tivemos as vozes da atriz Dorotéia Nogueira (Cangaceira Rosa) e do ator Gil Silva na narração.

 

O documentário será lançado na Festa Literária de Serra Talhada (FLIST), que ocorrerá entre 23 a 26 de novembro de 2021.

 

Serviço:

Documentário: Janela ao Sol: da fotografia da janela ao retrato do cangaço.

Exibição: 25/11 – 15h         Local: Museu do Cangaço

Entrada gratuita – sujeito a lotação do espaço.