Prezada comunidade acadêmica,
O grupo de pesquisa de Química Inorgânica e Nanotecnologia da UAST (GINANO) convidam professores (as) e futuros (as) professores (as) das escolas públicas e privadas, toda à comunidade acadêmica da UAST e demais instituições de ensino de Serra Talhada/PE e cidades da região do Pajeú a participarem do evento:
I Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UAST. “Ciências Básicas para o desenvolvimento sustentável”.
O objetivo é mobilizar a população em torno da importância da ciência como ferramenta para geração de valor, de inovação, de riquezas, de soluções para os desafios nacionais, de inclusão social e melhoria da qualidade de vida.
O evento será um curso de formação para professores (as) distribuídos em dois módulos nos dias 14 e 19 de Outubro de 2023, em formato on-line.
MÓDULO I: Prof. Dr. Delmárcio Gomes da Silva- Universidade Presbiteriana Mackenzie
DATA: 14.10.2023
HORÁRIO: 15 h
CURSO: Como ensinar nanotecnologia nas escolas?
OBS: O link do curso será enviado por e-mail dia 13/10/23.
MÓDULO II: Profa. Dra. Maria Lair S. O. Lima - IF do Sertão Pernambucano-Salgueiro-PE
DATA: 19.10.2023
HORÁRIO: 19 h
CURSO: O Autismo no ensino de Química: uma reflexão.
OBS: O link do curso será enviado por e-mail dia 18/10/23.
Segue o link de inscrição:
https://docs.google.com/forms/d/1WQ2nH7UqLMGtYZIar5GKimx4tt_EmNr91Lvs-RisBpQ/edit?pli=1
Currículo dos palestrantes:
Módulo I: Prof. Dr. Delmárcio Gomes da Silva- Universidade Presbiteriana Mackenzie
Especialista em ensino e divulgação da nanotecnologia no Brasil. Em 2017, recebeu o 1° lugar no Prêmio Jabuti, premiação literária mais tradicional e importante do país, laureado na categoria Engenharia e Tecnologias, como autor do livro: NANOTECNOLOGIA EXPERIMENTAL, Editora Blucher.
Licenciado e Bacharel em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), concluiu seu doutorado em 2014 pela Universidade de São Paulo (USP),na área de Química Inorgânica com ênfase em Nanotecnologia. Atualmente, é Professor do curso de Química e Coordenador de Extensão na Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Há mais de 6 anos, ministra disciplinas eletivas de nanotecnologia na educação básica, como parte de um projeto de pesquisa que visa aperfeiçoar uma metodologia de ensino e encontrar a melhor abordagem da nanotecnologia usando conceitos da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Em 2018, lançou o primeiro material didático gratuito voltado à difusão da nanotecnologia nas escolas, o e-book "NANOTECNOLOGIA PARA TODOS!". Apoiado pela Pró-reitoria de Cultura e Extensão da USP e financiado pelo Banco Santander, este material didático já ultrapassou mais de 100.000 downloads e com registros de solicitação da obra em todos os estados do país. É idealizador e coordenador da Plataforma EnsiNANO( www.ensinano.com.br ), uma plataforma pioneira no ensino e divulgação da nanotecnologia no Brasil, e que vem se tornando uma referência na produção de materiais educativos, vídeos com experimentos e conteúdo didático para ampla divulgação da nanotecnologia na sociedade.
MÓDULO II: Profa. Dra. Maria Lair S. O. Lima - IF do Sertão Pernambucano-Salgueiro-PE
Escritora de Literatura Infantil. Bacharela em Química pela Universidade Federal do Ceará (2010), Mestra em Química Orgânica pela Universidade Estadual de Campinas (2013) e Doutora em Ciências na área de Química Orgânica (2017) pela mesma instituição. Possui experiência em biocatálise e síntese orgânica, com foco na síntese e aplicação de compostos fluorescentes/fluorogênicos (sínteses de sondas e fluoróforos). Durante o doutorado, desenvolveu estágio em pesquisa (doutorado sanduiche - CAPES/PDSE/CsF) na Universidad del País Vasco (EHU/UPV), no Grupo de Investigación Química Bioorgánica y Modelización Molecular sob supervisão do Prof. Dr. Fernando Cossío. De fevereiro de 2017 a setembro de 2018, foi professora efetiva da Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura, exclusivamente no curso de Tecnologia em Processos Químicos. Foi professora efetiva no Instituto Federal da Bahia, nos Campi de Porto Seguro e Juazeiro. Atualmente, é docente no Instituto Federal do Sertão Pernambucano, no Campus de Salgueiro (Zona Rural).
O evento tem o financiamento da CHAMADA CNPq/MCTI Nº 01/2023.