O QUE É O PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA?
Atua como porta de entrada do SUS, oferecendo serviço vinculado ao primeiro nível de atenção, integrado a rede de serviço de saúde.
Em outras palavras, cada vez que uma pessoa necessita de atenção à saúde (adoecimento ou atendimento rotineiro) o primeiro serviço da rede que deve ser procurado é o Posto de Saúde, e, a depender da necessidade apresentada pelo indivíduo, o mesmo será encaminhado a um serviço de referência para o devido tratamento.
Este serviço é acessível e possui cadastramento das famílias que fazem parte da sua área de abrangência, através do mapeamento da área. Além disso, conta com o Agente Comunitário de Saúde (ACS), membro da equipe que faz parte da comunidade, o que permite a criação de vínculos mais facilmente, propiciando o contato direto com a equipe. Por isso é que se diz que o ACS é o elo entre a atenção básica e a comunidade.
Por fim, a atenção básica oferta serviços voltados para ações de promoção de saúde, prevenção de agravos e assistência de casos de baixa complexidade.
Em geral, os serviço ofertados são:
- Visita domiciliar
- Prevenção de doenças (Vacinação)
- Saúde da mulher (exame papanicolau, pré - natal)
- Saúde do adulto/idoso (Hipertensão e Diabetes)
- Saúde da criança e adolescente (Puericultura- acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil)
- Atendimento médico
- Atendimento de enfermagem
- Atendimento odontológico
-Procedimentos (curativos, medicamentos, retirada de pontos, injeções, nebulização- conforme prescrição médica)