cheap essay writing cheap essay writing service cheap essay writing cheap essay writing cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap essay writing cheap essay writing service cheap essay writing cheap essay writing Dissertation Writing service Buy Dissertation Online Cheap dissertation writing Cheap dissertation writing cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap essay writing Essay Writing Service cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap dissertation writing service cheap essay writing service cheap dissertation writing cheap dissertation writing cheap essay writing service cheap dissertation writing service cheap essay writing cheap essay writing service cheap essay writing cheap essay writing Curso de Licenciatura em Letras | Unidade Acadêmica de Serra Talhada
 

Curso de Licenciatura em Letras

METAS PRINCIPAIS DO CURSO:

• Formar profissionais da educação e da linguagem que sejam, ao mesmo tempo, competentes e críticos, visando a sua inserção no mercado de trabalho;

• Expandir os horizontes sociais, políticos, linguísticos e pedagógicos da UFRPE, em particular, no Sertão Central Pernambucano.

 

OBJETIVO GERAL:

• Formar professores aptos ao ensino de língua portuguesa e língua inglesa e suas respectivas literaturas, de acordo com os princípios de ensino, pesquisa e extensão, de sorte que UFRPE/UAST possa proporcionar à comunidade geral do Sertão Central uma participação ativa em um dos nichos mais tradicionais da educação formal dita ‘de base’ dos cidadãos, que é o letramento.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Formar professores de Língua Portuguesa e Língua Inglesa para o Ensino Fundamental e Médio;

• Formar professores de Literatura com desempenho em Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa, Literatura Britânica e Literatura Americana;

• Formar professores capacitados para as exigências das áreas de leitura e de redação nos âmbitos educacional, comunicacional e empresarial contemporâneo;

• Colaborar com o estudo, compreensão e o reconhecimento das variantes linguísticas, manifestações artísticas e culturais do e no Sertão Central;

•Promover extensão aberta à participação da população do Sertão Central, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da pesquisa linguística, cultural e tecnológica;

•Problematizar questões teóricas e práticas no âmbito da Língua Portuguesa e da Língua Inglesa e suas respectivas literaturas, levando em conta os desenvolvimentos recentes nessas áreas, que possam contribuir para o processo ensino-aprendizagem dos futuros professores;

• Contribuir para o desenvolvimento da competência linguístico-comunicativa dos futuros profissionais em educação, o que contribuirá para a sua prática docente enquanto responsáveis pela formação cidadãos críticos e agentes inseridos no contexto histórico-social.

• Refletir sobre as várias práticas metodológicas utilizadas no processo ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa e da Língua Inglesa e suas respectivas literaturas, a fim de gerar novas ações pedagógicas para a realização de um ensino consciente, inovador, cooperativo e dialógico nessa área, levando em conta, sobretudo, o papel político-social do profissional dessas áreas.

 

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Principal:

• Professor do ensino fundamental e/ou médio na área de língua portuguesa e/ou língua inglesa e suas respectivas literaturas;

 

Área Correlatas:

• Professor de escolas, institutos ou centros voltados ao ensino de língua estrangeira;

• Revisor de textos em língua materna ou língua inglesa;

• Assessor linguístico para traduções, revisões e elaboração de textos em língua portuguesa e língua inglesa.
 

POSSÍVEIS LOCAIS DE TRABALHO

• Escolas privadas e/ou públicas;

• Escolas/institutos/centros de idiomas;

• Cursinhos pré-vestibular ou pré-Enem;

• Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs);

• Empresas, órgãos públicos, etc, que ofereçam ofertas de emprego na área de revisão, tradução ou assessoria linguística.

 

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO DE LETRAS NA UFRPE/UAST

Coordenador: Jean Paul D. C. Silva

Eventual substituto(a) da coordenação: Kleiton R.W. Pereira

NÚMERO DE VAGAS: 80 (40 na primeira entrada – 1º. semestre e 40 na segunda entrada – 2º semestre)
TURNO: Noturno
DURAÇÃO: 4 anos
CARGA HORÁRIA EM SALA DE AULA: 2.400h
TOTAL DE DISCIPLINAS: 40
REGIME DO CURSO: Crédito

CARGA HORÁRIA EXTRACURRICULAR:

Atividades Extracurriculares : 200h
Estágio Extracurricular : 160h
Relatórios: 120h
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): 90h

 

CORPO DOCENTE E ÁREAS DE ATUAÇÃO:

 

Adeilson Pinheiro Sedrins
Doutor em Linguística (UFAL). Atua em pesquisas na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, Morfossintaxe do português, Estudos em Teoria Gerativa e Sociolinguística.

Andreia Bezerra de Lima
Mestre Literatura e Ensino (UFCG). Atua principalmente nos seguintes temas: Ensino de Literatura, Manuel Bandeira, Literatura Infanto-juvenil, Literatura Brasileira, Estágio Docência e Prática Pedagógica.

Cleber Alves de Ataíde
Doutor em Linguística (UFPB). Atua em pesquisas na área da Linguística Funcional (sintaxe), Linguística Histórica, Língua Portuguesa e Ensino.

Dorothy Bezerra Silva de Brito
Doutora em Linguística (UFAL). Atua nas áreas Sintaxe do Português, Teoria Gerativa, Teoria e Análise Linguística, Análise Linguística e Ensino.

Elaine Cristina Nascimento da Silva
Mestre em Educação (UFPE). Atua principalmente nos seguintes temas: Avaliação, Revisão e Reescrita Textual na perspectiva dos Gêneros Textuais / Produção de texto em Livros Didáticos.

Emanuel Cordeiro da Silva
Mestre em Linguística (UFPE). Atua em pesquisas na perspectiva da Linguística Funcional (sintaxe), Teoria e Análise Linguística, Linguística e Ensino e Linguística Textual.

Eudes da Silva Santos
Mestre em Educação (UFAL). Atua na área Aquisição da linguagem e Ensino de Língua Portuguesa.

Jailine Mayara Farias
Mestre em Linguística (UFPB). Atua na área de Ensino de língua inglesa.

Jean Paul d´Antony Costa Silva
Mestre em Literatura e Diversidade Cultural (UEFS). Atua nos temas voltados para o diálogo semiológico, filosófico, poético, sociológico entre Literatura e Cinema.

José Antônio Feitosa Apolinário
Doutor em Filosofia (Programa Integrado de Doutorado UFPB/UFPE/UFRN). Atua nas áreas de Filosofia Geral, Educação, Literatura e Filosofia, Filosofia da Linguagem, Estética.

Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo Larré
Mestre em Letras (UFPE). Atua nas áreas de Língua Inglesa, Linguística Aplicada, Língua e Ensino, Gêneros Textuais, Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural, Tradução Literária (Inglês-Português).

Kleyton Ricardo Wanderley Pereira
Mestre em Letras/Teoria da Literatura (UFPE). Atua nas áreas de Língua Inglesa, Literatura de Língua Inglesa, Literaturas Africanas.

Marcelo Amorim Sibaldo
Doutor em Linguística (UFAL). Atua nas áreas de Sintaxe do português, Linguística diacrônica, Sociolinguística, Estudos em Gramática Gerativa, Teoria e Análise Linguística, Linguística e ensino de línguas.

Nefatalin Gonçalves Neto
Mestre em Letras/Literatura Portuguesa (USP). Atua nas áreas de Literatura Portuguesa e Brasileira contemporâneas, Latim, Estudos clássicos, Pesquisas em filologia, Literaturas Africanas em língua portuguesa, Literatura Comparada, Teorias críticas da literatura, principalmente nos temas José Saramago, Mito e literatura, Releituras míticas, Literatura de autoria feminina, O duplo na literatura.

Paulo Roberto Souza Ramos
Mestre em Letras/Literaturas de Língua Inglesa (UFGRS). Atua nas áreas de Fonética do português e do inglês, Literatura de língua inglesa, Língua e Ensino, Linguística Aplicada.

Renata Lívia de Araújo Santos
Doutora em Linguística (UFAL). Atua nas áreas de Sociolinguística, Sociolinguística educacional, Português e ensino.

Rogério Cavalcante de Moura
Doutor em Literatura (UFAL). Atua nas áreas de Semiótica, Literatura Brasileira, Teoria e Crítica Literária.

Thaís Ludmila da Silva Ranieri
Mestre em Linguística (UFPE). Atua nas áreas de Linguística Aplicada (Leitura, Produção Textual e Análise Linguística), Língua Portuguesa e Ensino, Análise do Discurso, Línguística Textual (referenciação, multimodalidade – articulação de texto verbal com outras semioses – linguagens), Teorias discursivas e Estilística.

Valquíria Maria Cavalcante de Moura
Doutora em Literatura (UFAL). Atua nas áreas de Teoria e Crítica Literária, Literatura Brasileira e Universal, Estilística, com principal interesse em Poema em prosa.

Walison Paulino de Araújo Costa
Mestre em Letras (UFPB). Atua nas áreas de Língua Inglesa, Linguística Aplicada, Língua e Ensino, Variação linguística, Texto, gramática e discurso e Formação de professores.

Anexo(s):