No dia 11 de fevereiro de 2015 foi intituído pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura) e ONU (Organização das Nações Unidas) o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, passando a integrar o calendário de eventos desde 2019. Para celebrar o dia, eventos acontecem em diversos países, com o objetivo de dar visibilidade ao papel e às contribuições fundamentais das mulheres nas áreas de pesquisa científica e tecnológica, fortalecendo desta forma a busca pela igualdade de direitos entre homens e mulheres em todos os seus níveis, principalmente na educação.
Na região nordeste do Brasil, principalmente no semiárido, a vida das mulheres sertanejas não é fácil. A falta de acesso à água (períodos longos de seca) faz com que a agricultura seja muitas vezes uma luta. Muitos homens e jovens migram para cidades à procura de trabalho. A cultura é dominada pelos homens, e as mulheres normalmente têm poucas oportunidades para ter uma renda ou voz. Com a vinda de Instituições de ensino superior para a região, a perspectiva de estudar e ter uma profissão, leva muitas jovens a sonharem com dias melhores e a participarem de projetos de pesquisas científicas que transformam vidas.
Dentro deste contexto, a Unidade Acadêmica de Serra Talhada/Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAST/UFRPE), com o apoio do Sou+UAST, Grupo de Análises Químicas da UAST/UFRPE, o Instituto Nacional de Ciências e Tecnologias Analíticas Avançadas (INCTAA/CNPq), o Núcleo de Química Analítica Avançada de Pernambuco (NUQAAPE/FACEPE), Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal (UAST/UFRPE), Núcleo de Estudos em Fisiologia Pós-Colheita de Frutas, Hortaliças e Flores (NEFP/UAST), Sociedade Brasileira de Química (Regional Pernambuco) e a prefeitura de Serra Talhada se uniram para comemorar o dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, com uma exposição de trabalhos científicos e tecnológicos. Assim como resultados de produtos e processos tecnológicos desenvolvidos por mulheres e meninas da UAST.
A exposição visa mostrar à sociedade a importância da ciência para o dia a dia das pessoas. Mostrar a necessidade do engajamento de jovens pesquisadoras a nível de graduação e pós-graduação nas diversas áreas do conhecimento na transformação de suas vidas e os benefícios para a sociedade.
Para mais informações sobre a celebração do Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, consulte o site: https://iupac.org/gwb/register-event/, pois o evento ficará marcado como ação global.
Vale ressaltar, que a Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST-UFRPE) foi instalada, em agosto de 2006, no Centro de Treinamento e Pesquisa em Pequena Irrigação (CTPPI), Campus avançado da UFRPE, localizado na Fazenda Saco, no Município de Serra Talhada - PE. A UAST tem como missão exercer uma ação integrada às atividades de ensino, pesquisa e extensão, visando alcançar a qualidade acadêmica, a promoção do desenvolvimento científico e a formação de profissionais/cidadãos com visão técnica, científica, humanística e empreendedora, capaz de enfrentar desafios e atender às demandas da sociedade.
Portanto, acreditando que o desenvolvimento humano é proveniente do conhecimento e da educação da sociedade, além de contribuir efetivamente para o desenvolvimento da região, a UAST visa atender a demanda de conhecimento e trabalho dos municípios do Sertão do Pajeú, no que diz respeito, principalmente, à carência de profissionais qualificados na região. A Unidade dispõe hoje de 9 cursos de graduação (agronomia, bacharelado em ciências biológicas, ciências econômicas - ênfase em economia rural, engenharia de pesca, sistemas de informação, licenciatura em letras, zootecnia, administração e licenciatura em química) e dois de pós-graduação, em nível de mestrado (produção vegetal e biodivesidade).
Data: 14 de fevereiro de 2023
Local: Praça Academia das Cidades do IPSEP – Serra Talhada, Pernambuco, Brasil.