No último dia 30/05/2022, discentes e pesquisadores da UAST e de outras instituições debateram, em uma live promovida pelo projeto de ensino “Semeando competências profissionais”, a atual situação de “tragédia anunciada” vivenciada na Região Metropolitana do Recife (RMR) em decorrência das fortes chuvas e dos deslizamentos de barreiras.
A Dr.ª Renata Laranjeiras, pesquisadora do IATI e do PRODEMA/UFPE, e o Prof. Dr. Alexsandro Bilar, da UFRPE/UAST, realizaram uma discussão temática, diretamente relacionada a essa situação problemática, com mediação do discente, Igor Raynan, do curso de Bacharelado em Administração da nossa unidade acadêmica, e a participação de vários outros discentes da UAST e de outras instituições.
O próximo dia 05 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente e, também neste mês, as conferências de Estocolmo-72 e do Rio-92 ou Eco-92 completarão 50 e 30 anos respectivamente. Esses eventos mundiais, promovidos pela ONU, foram de grande importância para a "causa ambiental" em busca de um mundo mais sustentável. Durante esse período, a preocupação da sociedade com as questões ambientais aumentou, leis, políticas e sistemas de gestão foram criados. No entanto, muito ainda precisa ser feito para a efetivação da governança ambiental em todos os seus âmbitos, como evidenciado por esse desastre ocorrido na RMR, considerado pelos especialistas como sendo o maior já registrado em Pernambuco no século XXI.
Seguem os links:
- do vídeo com a gravação da live (https://www.youtube.com/watch?v=bVClxLfgQIc) e
- da entrevista concedida pelo Prof. Bilar ao programa Sertão Notícias da Rádio Cultura FM de Serra Talhada (https://www.sertaonoticiaspe.com.br/destaques/professor-da-uast-fala-sobre-as-causas-dos-deslizamentos-no-recife-e-diz-que-medidas-tem-que-ser-tomadas-atraves-de-politicas-publicas/).