Na última sexta-feira (03/06) a Prefeitura Municipal de Serra Talhada doou 12.000 pós-larvas de camarão para a Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST) da Universidade Federal de Serra Talhada (UFRPE). Os camarões serão cultivados no Laboratório de Experimentação com Organismos Aquáticos (LEOA) sob a coordenação do prof. Dr. Ugo Lima Silva.
A carcinicultura, que é o cultivo de crustáceos que inclui os camarões, atualmente é uma das principais atividades que absorvem os (as) engenheiros (as) de pesca no mercado de trabalho, sendo de suma importância que os (as) graduandos (as) tenham oportunidade de ter uma vivência prática no manejo do cultivo desses animais.
Parte da ração que será usada no cultivo foi doada pela empresa Guabi e a outra parte será custeada pela própria universidade. Espera-se com esse cultivo de camarões a realização de aulas práticas para os discentes e de pesquisas que podem gerar oportunidades de Estágios Supervisionados Obrigatórios (ESOs), monografias, artigos e publicações em congressos. Bem como a realização de atividades de extensão, tais como cursos para carcinicultores e demais produtores rurais interessados da região.
O discente Wisley Wilke da Silva do 10º período do curso de bacharelado em Engenharia de Pesca da UAST e estagiário do LEOA afirma que “no processo de aprendizado acadêmico, seja em qual área for, para uma formação de excelência, sempre é de grande importância estarmos envolvidos em atividades de campo, principalmente na nossa área. E também estar presente junto aos produtores rurais contribuindo de alguma forma para que eles possam garantir sua segurança alimentar e econômica, além de ser um grande aprendizado, pela troca de conhecimento, é extremamente gratificante. Com a iniciativa da prefeitura, a carcinicultura familiar em águas oligohalinas no município de Serra Talhada vem se destacando cada vez mais e agora com essa parceria entre prefeitura e universidade tenho certeza que vai decolar”.